terça-feira, 5 de maio de 2020

O conde de Ostrevent: cruzado chamado ao Paraíso

Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs








Anselmo II conde de Ostrevent, dito de Ribemont, e também Barbatus, possuia feudos que se estendiam pela Picardia (França) e Flandres (Bélgica).

Foi o porta-estandarte de Godofredo de Bouillon, e embaixador dos cruzados diante do Imperador de Bizâncio Alexis Comneno que fazia um jogo duplo com os turcos.

Quando os muçulmanos sitiaram os cruzados na cidade de Antioquia, Anselmo fez uma saída memorável de rara audácia que rompeu o cerco e permitiu aos francos montar a ofensiva que deu na derrota dos inimigos de Deus.



Na noite de 25 para 26 de fevereiro de 1099, enquanto sitiava Archas (Tell Arqa, Líbano), Anselmo II teve um sonho premonitório.

Ele sonhou que recebia um outro cavaleiro seu amigo morto em Marra.

Este, mostrou-lhe a esplêndida residência que ele tinha no Paraíso, e lhe anunciou:

“Deus prepara uma outra para ti, ainda mais bela, para o dia de amanhã”.

Acordando, Anselmo chamou os sacerdotes e confessou-se; ele pagou a seus servidores e companheiros de armas tudo o que podia dos ordenados. Armou-se para o combate e deixou a tenda.

Quando ele se aproximou dos muros da cidade, uma pedra lançada por uma catapulta atingiu-o na testa. E foi assim que o senhor de Ribemont partiu para habitar o lugar que Deus lhe tinha preparado.

Anselmo II fundou a abadia de Saint Nicolas des Près. Sua nobre e numerosa descendência perpetua-se até nossos dias.

É autor de duas célebres cartas a Manassés II, arcebispo de Reims, sobre os progressos do exército cristão na I Cruzada.




GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS CATEDRAIS ORAÇÕES CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCASTELOS MEDIEVAISCATEDRAIS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Comente sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.