terça-feira, 20 de outubro de 2020

O bom rei Roberto Bruce: consolidou o reino da Escócia – 2

Robert Bruce, "o bom rei Roberto", consolidou o reino da Escócia
Robert Bruce, "o bom rei Roberto", consolidou o reino da Escócia
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs




continuação do post anterior: O bom rei Roberto Bruce: consolidou o reino da Escócia – 1



Em 1296, o famoso William Wallace iniciou um levante popular e Bruce uniu-se a ele. Os ingleses revidaram tomando vários castelos importantes como Edimburgo e Berwick, e Wallace acabou sendo executado.

Robert Bruce tinha um temperamento duro, estava convencido que sua família tinha sido privada da coroa escocesa e era o campeão natural da nação escocesa. Fez-se coroar em 27 de março de 1306 em Scone.

Mas logo foi derrotado por uma pequena tropa inglesa em Methven, nos arredores de Perth. Ele fugiu e com um pequeno número de homens resolutos enfrentou as forças inglesas que o perseguiam, obtendo vitórias e sofrendo derrotas.
Bruce não se intimidou com os fracassos porque encarnou o espírito escocês que diz: “combater é uma grande coisa, realizar uma grande vida é ter participado de uma grande guerra. O homem alcança a plenitude quando ele é um herói e expõe a sua vida por uma causa justa. Ainda que seja ferido, que fique inválido, ainda que morra, em lutar e em ter sido corajoso eu me realizei”.

A guerra de independência durou de 1306 a 1314 e Bruce de chefe da guerrilha passou a líder nacional.

A situação de início não lhe foi favorável, pois o reino era assaltado pelas tropas inglesas e o norte da Escócia lhe era hostil.

Robert Bruce, medalha comemorativa
Robert Bruce, medalha comemorativa
Mas em 1307 Bruce desembarcou perto de seu castelo de Turnberry, encontrando a área coberta de tropas inglesas. Porém, na colina de Loudon em Lanarkshire, ele os venceu tomando cavalos, e armas.

O rei inglês estava doente e tinha ordenado vencer Bruce, mas o exército não chegou à Escócia, porque o monarca morreu nos arredores do rio Solway amaldiçoando os escoceses.

Bruce foi recuperando castelo a castelo e em 1324 tinha todos os castelos da Escócia em suas mãos, exceto o de Stirling, último bastião inglês ao Norte.

Ele reuniu seu primeiro Parlamento e depois de suas grandes vitórias em 1310-1314 teve o controle do norte, dos castelos de Edimburgo e Roxburgh.

Bruce teve o apoio da Igreja e afinal derrotou em 1314 em Bannockburn o exército de Eduardo II que tentava perfurar o bloqueio ao castelo-fortaleza de Stirling.

A vitória foi espetacular. O exército inglês contava com 10 mil cavaleiros e 50 mil infantes, três vezes mais que Bruce.

A “Declaração de Arbroath” em 1320, reafirmou a independência da Escócia e o controvertido papa João XXII de Avignon reconheceu-o como rei da Escócia em 1322.

Robert invadiu ainda duas vezes a Inglaterra e fez guerras contra o rei Eduardo II e seu filho Eduardo III. Em 1328, os dois países assinaram o Tratado de York ou de Northampton, que reconhecia a independência da Escócia e o direito que tinha Bruce de nomear herdeiro ao trono.

Túmulo do rei Robert Bruce na abadia de Dunfermline
O herói morreu pouco depois. Ele fez mais pelo seu reino do que numerosos outros reis anteriores, pois uniu a Escócia constantemente dividida em guerras internas entre seus poderosos clãs familiares.

A partir dele, até chegar a desgraça do protestantismo, cessaram os conflitos de lealdade com o vizinho do Sul.

Foi graças a Bruce que a Escócia não desapareceu da história. Se Bruce não tivesse se empenhado na independência, muito provavelmente a Escócia não existiria hoje como país.

Correspondeu às seitas presbiteriana e anglicana entre outras, a péssima tarefa de rachar o país, prostra-lo moral e animicamente e entregar a coroa a uma rainha herética do sul.

Sinal do fundo do espírito do herói escocês: Bruce sempre quis partir em Cruzada contra os muçulmanos.

Quando morreu seu coração foi posto num cofre de prata e levado por Sir James Douglas, que se uniu às tropas do rei de Castela e morreu em luta contra os mouros.

Antes de morrer, jogou o cofrezinho com o coração de Robert Bruce no meio do alvoroço da batalha e gritou: “Vá adiante, coração valente, como sempre fez e eu o seguirei ou morrerei!” O cofre foi recuperado e voltou à Escócia. De alguma maneira seu catolicíssimo sonho se realizou!

Robert Bruce, estátua en Bannockburn
Robert Bruce, estátua en Bannockburn
Bruce é lembrado como o Bom Rei Roberto e seu legado foi confirmar a Escócia não apenas como um reino mas uma nação.

Deixou o reino mais forte do que nunca, com Parlamentos regularmente convocados, impostos recolhidos, havia paz entre os magnatas e o serviço devido ao rei pelos barões regularizado e em ordem.

Mais ainda do que sua gloriosa participação na história escocesa, Bruce deixou – entre mil misérias pessoais – um ensinamento para seu povo:

“Se Deus existe, a gente enfrenta tudo por amor de Deus, por amor da causa católica, do país, e quando o país está empenhado na guerra a gente deve defende-lo com virtude católica. Então sim, a gente pode dizer: que beleza e que magnífica realização!”




GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS CATEDRAIS ORAÇÕES CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCASTELOS MEDIEVAISCATEDRAIS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

17 comentários:

  1. Espero que a Escócia se liberte do Reino Unido!!

    ResponderExcluir
  2. Fantástica história de Roberto de Bruce. A Escócia deve tê-lo como herói.

    ResponderExcluir
  3. isso mesmo ? a desgraça do protestantismo ?

    ResponderExcluir
  4. Tem um filme recente contando toda a história. "O legítimo Rei". Belo filme que conta a história como realmente foi !

    ResponderExcluir
  5. A desgraça do protestanismo? Nada a ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já pensou sevusassem a desgraça de outra religião? Seria chamado de intolerância religiosa, mas falar da fé protestante pode. Enfim, a hipocrisia.

      Excluir
    2. O protestantismo ´só ajudou a crescer e acabar com guerras.Trouxe paz praquele lugar e consequentemente a vitória. A igreja não deveria ser omissa quando se trata de política. As leis são feitas baseadas na Bíblia que é a Palavra de Deus. Parabéns ao protestantismo que chegou ali. Graças a Deus! até o papa Bento que foi obrigado a renunciar, queria fazer leis de acordo com a Bíblia. E ele era católico. Mente aberta

      Excluir
  6. As nações devem ser livres parabéns Escócia toda Nação precisa de seus herois.Robert1foi um deles.

    ResponderExcluir
  7. Não entendi a frase " a desgraça do Protestantísmo. Teria como explicar melhor? sem mentira, e sem opiniões pessoais, por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou a esperando essa resposta tb.
      Uma história tão bonita!!! Fica brm claro que o rei era católico, e tem o meu respeito. Mas que frase...
      Falta de respeito e cultura enferrujada do publicante.
      Não temos espaço para essa frase odiosa.

      Excluir
  8. Achei a reportagem um tanto tendenciosa e fora de contexto. O autor deveria ter se atentado aos fatos verídicos ao invés de distorce-los.

    ResponderExcluir
  9. Pessoal achei errado a fala do protestantismo, mas eu como cristã, detesto quando a igreja seete em politica! Acho muito errado,e também oque o papado fez naquela época, oque os evangelicos fazem hoje no senado. Não usaria de maneira alguma essa frase, mas cada um cada um ....

    ResponderExcluir
  10. A história é de um rei contra uma outra nação invasora , bonito ,mas chamar a reforma religiosa de desgraça? Dizer que o presbiteriano é herético? Vá estudar mais meu caro, já que se diz formado ...entenda que alguém bem mais estudado que vc viu que a bíblia estava ambígua e apenas a contestou e a dividiu , o católico hoje é bem diferente do passado , apesar que na guerra sabemos das dificuldades. E os evangélicos com certeza tem aproveitadores sim...mas chamar de desgraça? Presbiterianos heréticos? Muito cuidado com as palavras. Até porque intolerância é crime. Espaço histórico por gentileza.🙏🏾 Obrigada. Lutero , calvino entre outros são homens de respeito. Os erros das religiões são humanas . Tinha tudo pra ser uma boa matéria,mas parei quando ele.chamou os presbiterianos de heréticos . Parei!

    ResponderExcluir
  11. A História é muito bonita, mas quando escrita por uma ideologia progressista que pretende reescrever a História...tudo se torna narrativa ideólogo querer colocar protestante ou católicos como seita.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Comente sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.