quarta-feira, 19 de setembro de 2012

O grande retorno da heroína santa
Santa Joana d’Arc – 8


Segundo uma piedosa tradição o coração de Santa Joana d’Arc ainda palpitava entre as brasas, sendo jogado no rio Sena para fazê-lo desaparecer. Mas, do fundo das águas, ele continua ainda palpitando e preparando o encerramento da missão da santa profetisa de Domrémy.

Com efeito, Santa Joana d’Arc julgava que sua epopeia não foi senão o sinal de uma grande missão que ela realizaria.

“O sinal que Deus me deu é levantar o sítio dessa cidade e fazer sagrar o rei em Reims” – atestou ter ouvido dela Frei Pierre Seguin O.P. Numa carta aos ingleses, conclamando-os a saírem da França, a heroína escreveu: “Se vós ouvirdes [a Donzela], ainda podereis vir em companhia dela, lá onde os franceses farão a mais bela ação jamais feita pela Cristandade”.


O enigma aumenta ao se considerar uma confidência da santa durante a épica campanha da Ile-de-France: “Quando eu estava sobre os fossos de Melun, me foi dito por minhas vozes que eu seria aprisionada antes da São João”. E após comungar na igreja de Saint-Jacques, ela disse a umas crianças:

“Meus filhinhos, eu fui vendida e traída. Logo serei entregue à morte. Rogai a Deus por mim, pois eu não mais poderei servir ao rei e ao reino de França”.

Teria ficado truncada sua missão? Teriam errado as vozes? A pergunta soa ofensiva contra Deus, fonte última dessas vozes sobrenaturais.

Em seu livro La Mission Posthume de Sainte Jeanne d'Arc (Mgr. Henri Delassus, La mission posthume de Sainte Jeanne d’Arc), Mons. Henri Delassus apresentou uma douta e esclarecedora explicação.

Ele demonstrou que D. Cauchon e os juízes seus cúmplices difundiam os erros e as más tendências revolucionárias enquistados na Universidade de Sorbonne, como aliás se pode ler na condenação acima citada.

Esses erros igualitários e tendências desordenadas eram insuflados por uma verdadeira conspiração anticristã e se desenvolveram através da Revolução protestante, da Revolução Francesa e da Revolução comunista até desembocarem em nossos dias na tentativa de dissolução anárquica da família e da sociedade civil.

O cumprimento de sua missão em nossos dias

Santa Joana d’Arc surgiu como uma profetisa da restauração da Cristandade e, portanto, do movimento contrário ao representado por D. Cauchon e seus cúmplices.

Essa oposição radical a tais erros explica o ódio satânico desse prelado e de seus correligionários, os quais eram por sua vez aliados de ingleses interesseiros embora não tão iniciados na conspiração.

Mons. Delassus explica que a retomada do interesse pela Donzela de Orleans nos últimos tempos e a crescente devoção a ela, hoje venerada no altar, são sinais de que se aproxima a hora do cumprimento final de sua missão.

No moderno santuário de Rouen, construído no local onde Santa Joana d’Arc foi imolada, há um livro de visitas com as mensagens e pedidos dos peregrinos. “Forgive us” (“Perdoai-nos!”) é a expressão em inglês mais frequente.

Desde o dia que o iníquo e ilegal tribunal presidido pelo bispo Cauchon queimou a enviada de Deus, a ilibada Santa Joana d’Arc não mais cavalga pelas verdejantes planícies da França, mas nas profundezas do subconsciente de franceses e ingleses, para não dizer do mundo inteiro.

Um singular exemplo disso: 600 anos após o nascimento de La Pucelle, Nicolas Sarkozy, pouco antes de perder a presidência, dirigiu-se a Domrémy em busca de votos dos admiradores da santa. Singular humilhação para um presidente da República Francesa, herdeira espiritual dos erros e tendências igualitárias do júri que condenou a santa!

O que sucede na cabeça dos franceses e dos homens hoje – indagou com pasmo “The New York Times” – para que uma santa medieval, virgem e profetisa, saída de um conto de fadas, impressione o mundo moderno, laicista e igualitário, do século XXI?

Não adianta fugir da realidade – continua o quotidiano de Nova York: faça-se uma simples busca dos livros sobre ela na maior livraria virtual do mundo e encontrar-se-ão mais de seis mil títulos!

Na perspectiva de Mons. Delassus, a resposta a “The New York Times” não é difícil: cresce cada vez mais a percepção de que, herdeira dos erros condenados pela santa, a sociedade atual ruma para a morte; ou – hipótese previsível – caminha para uma restauração em favor da qual a Donzela está trabalhando eficazmente do Céu e cujos sintomas promissores já parecem ser visíveis.





GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS CATEDRAIS ORAÇÕES CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCASTELOS MEDIEVAISCATEDRAIS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

7 comentários:

  1. Ótimo artigo sobre Santa Joana D'Arc! Também acredito que a missão final de Joana esteja para se cumprir, particularmente num momento da história em que o mundo vive uma crise tão grande valores, e a fé cristã necessita urgentemente ser restaurada. Parabéns por este e por todos os demais textos.

    ResponderExcluir
  2. ANA TRAJANO, PARABÉNS PELO SEU COMENTÁRIO. TAMBÉM VEJO A SITUAÇÃO ATUAL DO MESMO PONTO DE VISTA SEU. EM VEZ DO FIM DO MUNDO, COMO MUITOS ACREDITAM, DEVERÍAMOS NOS DISPOR A COLABORAR PARA UM MUNDO MAIS FRATERNO E JUSTO.

    ResponderExcluir
  3. simplesmente maravilhoso este artigo sobre esta santa,cujos meritos atravessam seculos,seu legado,suas
    celebres palavras,nos fazem ver que aquela humilde camponesa ,de fato e de direito foi uma serva de DEUS,e
    que com ela esteve ate os ultimos momentos de sua vida,me pergunto,so mesmo uma pessoa inspirada por
    DEUS poderia,ter aquela bravura,aqueles atos belos,aquela coragem,e suas respostas ,aos seus julgadores
    mostram claramente,que sua alma deveria morar ao lado de seu criador,e que sua missao,foi cumprida.
    parabens a toda equipe deste site,por mostrarem a vida destes santos e herois,e para mim,sobre esta JOANA
    DARC em especial.sobre ela estou terminando de pintar uma tela ,dela no seu calvario de fogo.
    gostaria de saber se voces aceitariam de receber a foto desta tela,para guardar como uma devoçao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos muito sensibilizados pelo oferecimento da foto. Aguardaremos ela em nosso endereço: l.dufaur@gmail.com.
      Atenciosamente
      Luis

      Excluir
    2. Sim gostaria de receber uma foto deste trabalho, que é uma grande prova que mudanças são possíveis, mas teremos que lutar muito por elas, José.perez.eng.seguranca@gmail.com

      Excluir
  4. Outro dia encontrei uma música em homenagem a Santa Joana D'Arc. Quando relia esse artigo, me lembrei da música, cujo link gostaria de partilhar aqui com os outros leitores deste maravilhoso blog!

    Santa Joana D'Arc - Aline Conceição
    Vida da Grande Santa Joana D'Arc cantada por Aline Conceição
    http://youtu.be/8iZX2xySsgQ

    ResponderExcluir
  5. Dante testemunhou na Esfera de Saturno que a melhor das Estratégias é uma boa Contemplação, se a história da Santa Joaninha continuar sendo bem contada eu tenho certeza que ela poderá vir do nosso Imaginário e virar Realidade novamente.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Comente sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.