quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A virgem guerreira na fogueira
Santa Joana d’Arc – 7

Santa Joana d'Arco na fogueira, últimos momentos
Santa Joana d'Arco na fogueira, últimos momentos


continuação do post anterior

A Donzela na fogueira

Na segunda-feira, 28 de maio, a santa foi imediatamente conduzida ao tribunal, que formalizou sua condenação final. Dois dias depois, por volta das 9 da manhã, ela foi levada ao local da execução: a Praça do Velho Mercado.

Num estrado estavam os chefes do tribunal – D. Pierre Cauchon, bispo de Beauvais, o juiz Fr. Jean Lemaître O.P., Enrique de Beaufort, cardeal da Inglaterra e os bispos de Thérouanne e de Noyon. O escrevente Guillaume Manchon registrou que

“Joana foi conduzida ao suplício por uma grande escolta de soldados, por volta de 80, armados de espadas e varas. Na praça havia uma formação de 700 a 800 soldados. Eles rodeavam tão estreitamente a Joana que ninguém tinha coragem de lhe falar, com exceção de frei Ladvenu [o confessor] e [o escrevente] mestre Jean Massieu. Eu vi como a subiam à pira”.

Ato contínuo foi lido o acórdão final:


Santa Joana d'Arco levada à fogueira do crime iniquo
Santa Joana d'Arco levada à fogueira do crime iniquo
“Essa mulher, obstinada em seus erros, jamais desistiu sinceramente de suas temeridades e crimes infames. E, indo ainda muito mais longe, mostrou-se evidentemente mais condenável pela malícia diabólica de sua obstinação, fingindo uma contrição falaciosa e uma penitência e emenda hipócritas com perjúrio do santo nome de Deus e blasfêmia de sua inefável majestade. Posto que ela se mostrou obstinada, incorrigível, herética e relapsa – indigna de todo o perdão e da comunhão que nós lhe tínhamos oferecido misericordiosamente na nossa primeira sentença, tudo isso considerado, por resolução e conselho dos numerosos consultores, nós chegamos a nossa sentença definitiva, nestes termos: [...]

“Nós, juízes competentes neste caso, declaramos que tu, Joana, vulgarmente chamada de a Donzela, caíste em diversos erros e crimes de cisma, idolatria, invocação de demônios e muitos outros delitos. [...] nós te declaramos reincidente nas sentenças de excomunhão em que tu primitivamente incorreste, relapsa e herética, e com este acórdão nós te denunciamos e te declaramos membro apodrecido que deve ser amputado e jogado fora do corpo da Igreja para que não infecciones outros membros. Com a Igreja, nós te repelimos, cortamos e abandonamos ao poder secular, rogando a este poder que modere sua sentença sobre ti na hora da morte e da mutilação dos membros...” etc.

A terrível e emocionante execução

Após ouvir pacientemente a condenação, a virgem elevou orações e lamentações tão piedosas que até juízes, bispos e muitos presentes custavam a conter as lágrimas.

Ela encomendou sua alma a Deus, a Nossa Senhora e a todos os santos, pediu perdão pelos juízes e pelos ingleses, pelo rei da França e por todos os príncipes do reino.

Frei Jean Toutmouillé atestou que, voltando-se em direção de D. Cauchon, a santa lhe disse: “Bispo, eu morro por vossa causa”. Ao que, insensível, o prelado revidou: “Joana, tenha paciência, você morre porque não cumpriu o compromisso e você reincidiu em seu primeiro malefício”.

Santa Joana d'Arco: estatua na casa natal em Domremy-la-Pucelle
Santa Joana d'Arco: estatua na casa natal em Domremy-la-Pucelle
– “Eu apelo contra ti na presença de Deus”, foram as últimas palavras desse diálogo.

A pedido da santa, frei Isambard de la Pierre, O.P. segurava uma cruz, pois ela queria ver o símbolo de Jesus até o último instante de sua vida.

“No meio das chamas, contou o frade, ela não parava de invocar em altas vozes o nome de Jesus, implorando a misericórdia e o auxílio dos santos do Paraíso. Ela afirmava que não era nem herética, nem cismática como dizia o acórdão. Com o fogo ardendo, ela inclinou a cabeça e, antes de render o espírito, pronunciou ainda com força o nome de Jesus. O público chorava”.

O Journal de Paris escreveu na época que quando as roupas daquela santa e puríssima virgem se queimaram inteiramente, o carrasco diminuiu o fogo para que o povo a pudesse ver na sua nudez. E após já morta olharem-na à vontade, o carrasco voltou a atiçar o fogo até reduzir seu corpo a cinzas.

Um soldado inglês que a odiava mortalmente jurou jogar um facho de lenha na sua pira, quando ouviu a voz de Joana clamando por Jesus. Ficou então paralisado, como atingido por um raio, e seus colegas o levaram a uma taverna para acordá-lo.

À tarde, arrependido ele acorreu aos padres dominicanos, dizendo-lhes que havia pecado gravemente, e acrescentando que, na hora da morte da Donzela, ele julgou ter visto uma pomba branca saindo dela e partindo em direção da França.

“No mesmo dia – acrescentou Frei Isambard – o carrasco veio até o convento para procurar a frei Martin Ladvenu e a mim. Ele estava tocado e muito emocionado, com espantoso arrependimento e angustiada contrição. Tomado pelo desespero, ele temia nunca obter o perdão e a indulgência de Deus pelo fato de ter feito isso a uma santa mulher. ‘Eu temo muito estar condenado – dizia para nós – porque eu queimei uma santa’.

“Esse mesmo carrasco dizia e afirmava que não obstante o óleo, o enxofre e o carvão que ele aplicou sobre as entranhas e o coração de Joana, não conseguiu que fossem consumidos e reduzidos a cinzas. Ele estava muito perplexo, como se fosse um evidente milagre”, depôs ainda frei Isambard.




GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS CATEDRAIS ORAÇÕES CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCASTELOS MEDIEVAISCATEDRAIS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

2 comentários:

  1. 1 de Junho de 2004
    Santa Joana d'Arc

    Envio os meus melhores votos para cada uma e todas as almas na Terra. Nós, no céu, estamos observando os eventos do mundo, porque vocês são nossos irmãos e irmãs e ainda não estão salvos, em casa. Observamos com a maior preocupação pelas dificuldades que vocês estão encontrando, especialmente neste tempo de desobediência. Boas e fiéis almas, comovam-se com minhas palavras e com as palavras dos meus companheiros queridos triunfantes que procuram consolá-los e ajudá-los. Seu tempo na Terra vai acabar em breve, no sentido de cada vida, independentemente de sua extensão, não é senão um piscar de olhos, em comparação com a eternidade. Quando eu estava na terra eu percebi que o tempo passava rapidamente. Isto foi misericórdia para mim, porque eu queria estar com Deus. Eu tinha dúvidas como todos nós, mas eu queria que meu exílio terrestre terminasse. Vocês podem não se sentirem assim. Vocês podem ter medo de fazer a transição da terra para o céu, o que acontece com a morte de seu corpo. Muitos experimentam este medo, então vocês não estão sozinhos. Eu quero dizer-lhe para não ter medo, especialmente se você está seguindo o caminho de Jesus. Eu morri de uma forma terrível, alguns diriam, pelo menos na medida em que aqueles que vivem na terra considerariam. Deixe-me partilhar a minha experiência dela para que você possa saber a verdade.Eu morri com a maior alegria.Eu sabia que Jesus estava vindo para mim. Eu sabia isso. Eu sabia disso porque eu tive aparições e promessas extraordinárias? Não. . Eu sabia que ele estava chegando, porque Ele nos diz que Ele está chegando. Leia as Escrituras e tome cada uma de suas promessas para o seu coração. Ele está preparando um lugar para você. Será que Ele se esqueceria de vir buscar você, Ele que tem trabalhado para criar uma bela e perfeita morada no céu para você e somente você? Por favor, irmãos e irmãs,confiem muito em Jesus.Tal coisa seria impossível. O problema é que sempre que você não confia nele o suficiente. O problema sempre é que vocês não confiam Nele o suficiente. Eu adoraria que as pessoas confiassem em Jesus, porque se assim fosse, elas não teriam medo. Eu quero que você confie cada vez mais em Jesus, a partir de hoje. Eu, Joana,vou ajudar você nisto.Quando você confia em Jesus, você não tem medo. Quando você confia em Jesus, você tem a maior confiança na orientação celeste que você recebe. Quando você confia em Jesus, você pode olhar para aqueles que falam enganosamente e detectar e identificar imediatamente as falsidades. Você se sente tão apoiado por Ele que será facilmente uma testemunha de Cristo. Então, quando chega a hora de morrer, não há medo, mas confiança.

    ResponderExcluir
  2. Só tenho agradecer a Deus em saber ler 📖 e confia na palavra dele obrigado meu Deus amém

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Comente sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.