terça-feira, 27 de junho de 2023

Grandes guerras de Carlos Magno

Carlos Magno no cetro de CarlosV
Carlos Magno no cetro de CarlosV


continuação do post anterior: Os antepassados de Carlos Magno




Carlos Magno e a união do Reino Franco

Carlos não perdeu tempo e as duas partes do reino foram reunidas, sem que houvesse oposição dos súditos de Carlomano. Sua viúva, Gerberga, retornou com seu filho à Itália e se refugiou na corte de seu pai, o rei normando Desidério.

“Deus — alegra-se um monge — elevou Carlos como rei de todo o reino sem que fosse derramada sequer uma gota de sangue”.

É o fim de um longo processo de revigoramento e florescimento de um novo reino, que abarcou várias gerações de homens ínclitos, a começar por Santo Arnolfo.

É também o início de uma grande saga, a de Carlos Magno: no fim de seu reinado, ele tornar-se-á o soberano de um imenso território de mais de um milhão de quilômetros quadrados, comportando as atuais França, Alemanha, Bélgica, Holanda, Suíça, parte da Itália e da Áustria.

Surgia uma formidável nação, conduzida por um homem grande em todos os sentidos.

A personalidade de Carlos

Assim o descreve Eginhardo, no início da biografia do Imperador:

“Carlos era robusto e forte, de alta estatura, a qual entretanto não passava da justa medida. É geralmente conhecido que ele tinha sete pés de altura.(4) Sua cabeça era redonda, seus olhos muito grandes e vivazes, o nariz um tanto longo.

“Tinha belos cabelos grisalhos e uma fisionomia serena e alegre. A aparência era sempre imponente e digna, pouco importava se ele estava sentado ou de pé.

“O pescoço era de fato um tanto grosso e curto e o abdômen sobressaía um pouco, porém esses defeitos não chamavam a atenção por causa da bela proporção de seus membros.

“O passo era decidido, toda a postura de seu corpo, varonil, sua voz era clara, embora não fosse tão forte quanto seria de esperar dada a sua altura. A sua saúde sempre foi excelente, apenas nos últimos quatro anos de sua vida sofreu ataques de febre e no final coxeava de um dos pés...”

Não há documentos que atestem com certeza o lugar de nascimento de Carlos Magno. Talvez tenha sido em Düren, a meio caminho entre Colônia e Aix-la-Chapelle, onde Pepino presidiu em 748 uma sessão judicial; talvez tenha sido nas proximidades de Paris, como supõem alguns historiadores.

É uma pena que Eginhardo, cuja Vita Caroli Magni lança luz sobre todos os aspectos da personalidade do Imperador — enquanto militar, governante, diplomata, reformador da cultura, pai de família, homem de Fé — não nos forneça qualquer indício a respeito do nascimento de Carlos.

Ele afirma que os fatos relativos à sua infância eram por demais conhecidos para que fosse necessário mencioná-los. Talvez Eginhardo tenha omitido propositadamente os fatos ocorridos entre 748 e 754, e que passadas três gerações, “não eram agradáveis de serem mencionados na Corte”.

Carlos começou a exercer um papel na Corte desde pequeno ao lado de seu pai e de sua mãe, segundo narram as Annales regni Francorum e o Liber Pontificales.

Com seis anos de idade, em 754, foi ao encontro do Papa Estêvão II e o conduziu até seu pai. No ano seguinte, “puer septennis”, participou do traslado das relíquias de São Germano para a igreja de Saint-Germain-des-Prés em Paris.

Em 759 assistiu à tomada de Narbonne, cidade que havia estado durante longo tempo em mãos muçulmanas.

Assim, desde cedo, Carlos foi se preparando para o exercício do poder supremo. Duas qualidades lhe foram de grande valia: sabia como ninguém impor a sua vontade (não arbitrária!) e tinha o discernimento de congregar em torno de si homens de valor em todos os campos: ministros de Deus de comprovada piedade e ortodoxia, sábios dos mais eminentes e eruditos da época, administradores, chefes militares e juízes.

O direito e a justiça lhe eram sagrados. No campo desempenhavam o papel de juízes os simples condes (Grafen); na Corte, os condes do paço (Pfalzgrafen). Contudo, muitas vezes Carlos intervinha pessoalmente.

Conta Eginhardo:“Quando um conde do paço lhe informava de uma disputa judicial que exigia sua decisão, ele mandava entrar imediatamente as partes contraentes, ouvia a explanação do caso e dava sua sentença, exatamente como se estivesse sentado na cátedra do juiz”.

“Imediatamente” — isso podia dar-se até mesmo no meio da noite.

Um juiz precisa ser bom orador. Como juiz supremo, Carlos tinha o dom da palavra, embora sua voz fosse fraca e não proporcional ao seu corpo.

Essa particularidade, indicada por Eginhardo, deixa ver como o biógrafo de Carlos era um observador perspicaz. Segundo ele, Carlos dos olhos grandes e vivos, “exercitava-se continuamente na equitação e na caça, como era o costume de seu povo; pois não se encontrará facilmente sobre a terra povo que nessa arte se possa medir com os Francos”.

Carlos nunca quis distanciar-se do povo, trajando roupas caras e extravagantes. Por isso ele se vestia “segundo os moldes dos francos”.

As camisas eram de linho e também as roupas interiores, sobre as quais trazia um gibão; quando fazia frio, protegia os ombros e o peito “com um casaco feito de pele de foca ou de zibelina”.

À mesa era comedido, embora tivesse grande apetite. Quatro pratos eram suficientes, “fora o assado que os caçadores lhe traziam num espeto e que lhe era muito mais preferível a qualquer outra iguaria”.

Bebia pouco à mesa. Abominava “em extremo” pessoas bêbadas, e jamais quis ver alguém de sua família em estado de embriaguez. Um traço admirável de seu caráter, levando em conta que a bebedeira era mais regra do que exceção nas ceias oficiais da época.

Carlos apreciava a vida de família e foi um bom pai. Todos os seus filhos tiveram sólida educação, independente de seu sexo, nas ciências, “pelas quais ele próprio se interessava”, na literatura, na astronomia.

Não conseguia estar longe dos filhos e dos netos. Conta Eginhardo: “Quando estava em casa, ele jamais comia sem a presença deles”. Nenhuma de suas filhas, que eram muito belas, quis ele dar em casamento, porque não conseguia prescindir de sua presença.

As guerras saxônicas

Carlos foi antes de tudo um grande guerreiro. A esse respeito escreve o historiador alemão Johann Baptist Weiss:

Vitral de Carlos Magno, na catedral de Chartres
Vitral de Carlos Magno, na catedral de Chartres
“A Carlos se chama com razão de Magno: merece este nome enquanto general e conquistador, ordenador e legislador do imenso reino, enquanto inspirador da vida intelectual no Ocidente.

“Sua vida é uma luta contínua contra a brutalidade e a barbárie, contra inimigos do Norte e do Sul, que ameaçam a nova cultura, a nova Religião, a nova cosmovisão da raça germânica.

“O número de suas campanhas militares ascende a 53, isto é, 18 contra os saxões, uma contra os aquitanos, cinco contra os lombardos, sete contra os muçulmanos na Espanha, uma contra os turíngios, quatro contra os ávaros, duas contra os bretões, uma contra os bávaros, quatro contra os eslavos do norte do Elba, cinco contra os sarracenos na Itália, três contra os dinamarqueses e duas contra os gregos.

“A prudência e a valentia de Carlos são únicas, assim como a rapidez com que fulmina seus inimigos, bem como sua sorte, que deixa entrever nele um predileto da Providência, um poderoso do Senhor”.

As guerras contra os saxões foram as que por sua longa duração — 33 anos! — mais puseram à prova a paciência e a perseverança de Carlos. Os saxões eram pagãos entregues a fazer devastações e pilhagens no reino franco.

Tremendos guerreiros, eles viviam em regime de castas, jamais foram vencidos definitivamente pelos grandes generais romanos como Júlio César, Drusus ou Tibério. Derrotados, concluíam pactos de paz, sempre prontos a rompê-los na primeira oportunidade.

Já no ano seguinte à unificação do Reino, na primavera de 772, Carlos reuniu seu exército em Worms, atravessou o Reno e atacou os saxões em Eresburg, citadela e santuário da Westfália, onde se encontrava o famoso ídolo Irminsul.

Uma luta encarniçada se travou, os francos levaram a melhor, destruíram o templo, queimaram o bosque sagrado e derrubaram o ídolo. Os westfálios se submeteram, aceitaram sacerdotes para serem evangelizados e entregaram 12 reféns.

Grande passo rumo à integração dos saxões ao império franco representou a conversão de Widukind, um dos mais notáveis chefes saxões, ocorrida em 785. De Widukind descende Santa Matilde, mãe do Imperador Oto I, o Grande.

Apoio ao Papa contra os lombardos

Carlos Magno, iluminura de um manuscrito do século XV.
British Library.

Da Westfália Carlos correu em socorro do Papa Adriano I, atacado pelos lombardos. Desidério, rei lombardo, desejava que o Papa ungisse como reis seus netos, os dois filhos de Carlomano, que haviam se refugiado com sua mãe Gerberga em sua corte.

Pretendia assim vingar-se de Carlos Magno pelo repúdio de sua filha, instigando com essa unção uma revolta no Reino Franco. Adriano I se recusou a ungir os netos de Desidério que, em represália, atacou diversas cidades dos Estados Pontifícios e jurou dirigir-se com todo o seu exército contra Roma.

O Papa não cedeu e mandou murar algumas portas da Cidade Eterna. Em seu socorro acorreu Carlos. Em setembro de 773 reuniu ele um exército em Genebra, atravessou os Alpes e estabeleceu o cerco de Pavia, capital dos lombardos.

O sítio, do qual saiu vitorioso, durou até meados de 774. Gerberga foi enviada para um convento. E seus dois filhos para um mosteiro.

Enquanto durou o cerco de Pavia, Carlos dirigiu-se a Roma, tendo lá chegado no Sábado Santo, 2 de abril de 774, sendo recebido com grandes manifestações de júbilo e honrarias.

Os romanos vieram ao seu encontro com ramos de oliveira, e os estudantes o aclamaram: “Salve o Rei dos Francos, o defensor da Igreja”!

Carlos dirigiu-se a pé até a Basílica de São Pedro, onde o Papa o esperava nos degraus do pórtico. No dia 6 de abril, Adriano I recordou a doação de Pepino.

Carlos não apenas a confirmou, mas ainda acrescentou aos territórios doados por seu pai a Córsega, o Exarcado de Ravena, as províncias de Veneza e Ístria, bem como os ducados de Benevento e Spoleto.

Ficou estabelecido que Carlos assumiria a proteção dessas províncias e exerceria, sob o título de “Patrício Romano”, a jurisdição suprema em Roma, no Ducado e no Exarcado.

De Roma, Carlos retornou ao cerco de Pavia. Os lombardos não tiveram mais condição de resistir; seus chefes abriram as portas para o exército de Carlos e lhe entregaram Desidério, o qual foi enviado — segundo os costumes da época — a passar o resto de sua vida num mosteiro.

Com a submissão dos lombardos, aos quais Carlos deixara intactos seus direitos, dá-se apenas uma mudança dinástica. Carlos assume o título de “Rei dos Lombardos”.

Enquanto os francos lutavam na Lombardia, os saxões insurgiram-se e devastaram a Frísia e o Hessen. Com a velocidade de uma águia, Carlos retorna e em 775 atravessa o Reno em Colônia, submete novamente os saxões da Ostfália e da Westfália.

Entrementes, explodiu uma conspiração para repor Desidério no trono da Lombardia, com apoio de altos nobres lombardos e da corte de Bizâncio, invejosa com os sucessos dos francos. O plano fracassou graças à vigilância do Papa Adriano I e à rapidez da reação de Carlos.


continua no próximo post: O fomento da cultura, a renascença carolíngia 


(Autor: Renato Murta de Vasconcelos. CATOLICISMO, fevereiro de 2015



GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS CATEDRAIS ORAÇÕES CONTOS CIDADE SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCASTELOS MEDIEVAISCATEDRAIS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Comente sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.